Escolha uma Página

O que causa o mau
hálito
durante o jejum?

Canal no YouTube

Mudar a sua dieta e aumentar a atividade física pode ajudá-lo a atingir os seus objetivos de perda de peso. Porém, essa transformação não envolve apenas uma redução de calorias. Envolve também um ajuste nos tipos de alimentos que comes, o que pode vir a causar certos efeitos secundários.

A dieta cetogênica é rica em gorduras, moderada em proteínas e pobre em carboidratos, e objetiva colocar o organismo em estado de cetose. A cetose é um estado metabólico natural que ocorre quando não se recebe carboidratos suficientes para a geração de energia (glicose) que o corpo necessita para suas funções vitais. Assim que o corpo esgota seu banco de glicose, ele procura outras fontes de energia para manter o seu bom funcionamento. O corpo então começa a utilizar a queima de gordura para a produção de corpos cetogênicos, utilizados como energia em substituição da glicose (açúcar provido dos carboidratos). Uma produção acima de 0.5 mmol/L de corpos cetogênicos faz com que o corpo entre em estado de cetose. A partir daí, seu corpo vira uma máquina de queimar gorduras e você começa a emagrecer de forma acelerada e saudável.

O mesmo processo ocorre quando estamos em jejum, pois não consumimos quaisquer alimento durante algumas horas. Em meus inúmeros experimentos anteriores, observei que meu corpo entrou em cetose logo após 14-16h de jejum (produzindo mais de 0.5mmol/L de corpos cetogênicos).

Porém, “there is no free soup”. Muitas pessoas relatam que durante seus jejuns observam um mau-hálito e em alguns casos, suor com odor. Bem, nada mais inconveniente do que passar o dia ao lado de alguém com mau hálito e mau odor, confere?

O hálito produzido durante o jejum tem um odor distinto da halitose (um cheiro persistente que não vai embora após escovar os dentes, passar fio dental e enxaguar). Algumas pessoas descrevem esse mau hálito como tendo um cheiro metálico. Outras descrevem-o como sendo um odor frutado (não me perguntem como eles chegaram a essa conclusão: melancia? maçã? limão?). Por fim, o hálito tem um cheiro forte que pode ter características similares ao removedor de esmalte de unhas.

Vejamos então por que isso acontece!

Para compreender a causa do mau hálito em jejum, é importante compreender como funciona o metabolismo. O nosso corpo recebe energia de uma variedade de fontes alimentares, incluindo carboidratos, gorduras e proteínas. Normalmente, o nosso corpo utiliza primeiro os carboidratos como fonte de energia. Uma vez esgotados, utiliza a nossa gordura (mas que notícia boa!).

Os ácidos graxos são então convertidos em corpos cetogênicos, que são produtos químicos naturais que nosso  corpo produz quando queima gordura para obter energia. Estes incluem beta-hidroxibutirato, acetoacetato, e acetona. As cetonas são normalmente inofensivas e libertadas do corpo através da exalação e urinação. Uma vez que a acetona é um ingrediente em alguns esmaltes, o seu mau hálito pode ser uma indicação de que estás em estado de cetose (yes baby!).

Mas quando é que começamos a perceber a alteração do hálito durante o jejum?

Resposta clássica: depende!
Em meus jejuns passados, observei que mesmo entrando em estado de cetose logo após 14-16 horas, o mau hálito chega a “trote lento” e começa a aparecer a partir do terceiro dia. Quando faço a dieta cetogênica, ele demora ainda mais (próximo de 1 semana), e vem de forma menos intensa. No entanto, o odor diminui à medida que o seu corpo se ajusta a uma ingestão mais baixa de carboidratos.

Dicas

Aqui estão algumas dicas simples que utilizo para reduzir o mau hálito enquanto o seu corpo se ajusta a uma dieta pobre em carboidratos.

1. Aumente a sua ingestão de água

Mantenha-se hidratado e beba água durante todo o dia para aumentar a frequência nas suas idas ao banheiro. Urinar ajuda a expelir as cetonas do seu corpo e melhora a sua respiração, além é claro de auxiliar na perda de peso. Eu costumo beber de 4 a 6 litros de água por dia quando estou fazendo dieta cetogênica ou jejum.

2. Coma menos proteínas

Embora as proteínas sejam importantes numa dieta pobre em carboidratos, a alta ingestão de proteínas pode agravar o mau hálito. À medida que o seu corpo decompõe as proteínas, produz a amônia, um gás que possui odor semelhante ao da urina. Este é outro subproduto do metabolismo que é eliminado através da micção e exalação.

Diminuir as suas proteínas e aumentar o seu consumo de gorduras saudáveis (abacates, frutos secos, azeite) pode melhorar o seu hálito sem o forçar a abandonar a dieta.

3. Pratique uma boa higiene oral

Escovar os dentes três vezes ao dia e usar o fio dental diariamente pode não eliminar completamente o mau hálito, porém a boa higienização bucal pode ajudar a reduzir o odor. As bactérias podem acumular-se na sua boca e entre os seus dentes quando não escovados, contribuindo assim com o mau hálito.

4. Mastigue pastilhas de Menta ou use Sprays para mau hálito

Outra alternativa é passar a mastigar algumas pastilhas de menta (preferencialmente sem açúcar) durante o dia. É claro que isso é possível somente quando estás seguindo uma dieta de baixo carboidrato, uma vez que no jejum o consumo de alimento somente é permitido durante a janela aberta.

Observe as informações nutricionais na embalagem da pastilha, pois algumas contém uma quantidade elevada de carboidratos. Se mastigar ou chupar vários pedaços ao longo do dia, isto pode aumentar a sua ingestão diária de carboidratos e expulsá-lo do estado de cetose (o carboidrato é transformado em glicose no nosso sangue, em contrapartida, a quantidade de corpos cetogênicos gerados diminui).

Além das pastilhas de menta, é possível usar ‘sprays’ para mau hálito para disfarçar o odor. Geralmente eles não possuem carboidratos e são muito fáceis de carregar no bolso da calça. Eu sempre tenho um frasco no carro e outro na minha mochila do trabalho. Utilizo 2-3 jatos a cada 3 horas para me assegurar que as pessoas ao meu redor ainda vão conseguir conversar comigo 🙂

5. Aumente a sua ingestão de carboidratos

O leve aumento da ingestão de carboidratos também pode eliminar o mau hálito. Essa estratégia deve ser utilizada com muito cuidado, pois o aumento demasiado de carboidratos também vai tirar você do estado de cetose. Para ter certeza que estás consumindo a quantidade certa e ainda és capaz de se manter em estado de cetose, deves utilizar um medidor de corpos cetogênicos como, por exemplo, o medidor da Keto-Mojo.

Suponhamos que você está ingerindo 15g de carboidratos por dia. Tente aumentar a sua ingestão para 20g e repare se seu mau hálito melhora. Depois, use um medidor de corpos cetogênicos para verificar o seu nível de cetonas.

6. Mantenha a calma e beba café

Por vezes, não é possível se livrar do maldito mau hálito. Isso ocorre principalmente em pessoas que estão iniciando com a dieta cetogênica e jejum intermitente. Assim, caso esteja empenhado numa dieta de baixo teor de carboidratos com a finalidade de perder peso, seja paciente e permita que o seu corpo se ajuste à sua nova fonte de combustível (gordura!). O seu mau hálito irá melhorar após algumas semanas. 

Boas dietas, jejuns a todos! Tenham uma vida bem saudável pela frente!

Artigos Relacionados

As 10 melhores frutas Lowcarb

Eletrólitos e jejum

Flutuação do peso durante o dia

Meu Jejum de 3 dias

Meu Jejum de 7 dias

O que é a dieta cetogênica e como posso começar?

Os estágios do Jejum

Os melhores alimentos para a quebra do jejum

Por que temos mau hálito durante o jejum?

Quais são meus suplementos favoritos e como eles ajudam?

Uma semana de dieta carnívora

Planilhas Excel para monitoramento do peso durante o jejum

Receitas

Calendário de eventos para os próximos jejuns